ATUAÇÃO CULTURAL


Apropriar os patrimônios artístico e cultural, valorizando-os como meios para a promoção da equidade, do respeito à diferença, e do pleno exercício dos direitos de cidadania são os principais focos da ação do Eixo Atuação Cultural, ao lado da democratização do acesso à bens e serviços culturais, principalmente para as populações do nosso entorno imediato.

As ações buscam, também, o resgate das tradições da Cidade Nova, onde o Circo Crescer e Viver está permanentemente montado desde 2004.

Bairro histórico da região central do Rio de Janeiro, ficou conhecido como "bairro judeu" e "Pequena África" em seu passado multiétnico, multirracial e multifacetado. Atraiu artistas, pesquisadores, escritores e cientistas sociais, interessados por suas expressões culturas marginalizadas que vieram a ser tornar emblemáticas como o samba. A Cidade Nova foi fundamental na formação do que chamamos identidade cultural brasileira e teve papel central no desenvolvimento do Rio. Resgatar, em alguma medida, o seu passado de um lugar dinâmico e acolhedor, da convivência entre grupos sociais diversos, onde as pessoas dançavam juntas, fazendo do nosso picadeiro um novo ambiente destes novos encontros para reelaborar futuros possíveis para o nosso território e para o Rio de Janeiro é, também, uma das buscas que o Circo Crescer e Viver faz na sua atuação cultural.