Circo Crescer e Viver mapeia grau de vulnerabilidade dos alunos do Programa de Circo Social

Circo Crescer e Viver abre inscrições para oficinas livres !
22 de janeiro de 2021
::TERÇA TEM:: 6ª Exibição Semanal de Circo Social
1 de fevereiro de 2021
Levantamento do perfil dos beneficiários foi realizado com base em 174 fichas de matrícula do programa.

Com o objetivo de traduzir os dramas sociais vividos pelas crianças e pelos jovens alunos do Programa de Circo Social, o Circo Crescer e Viver produziu um diagnóstico do grau de vulnerabilidade dos beneficiários inscritos para o ciclo de atividades de outubro de 2020 a março de 2021.

O documento, fundamentado em evidências concretas, será capaz de subsidiar o planejamento, avaliação e tomada de decisão da instituição. Além disso, será um instrumento fundamental em uma importante missão: mobilizar atores públicos e privados para combaterem os problemas sociais e urbanos que afetam as comunidades do entorno imediato do Circo Crescer e Viver.

Na construção do documento foram utilizados métodos quantitativos e qualitativos – todos os dados foram declarados por familiares/responsáveis ou pelo próprio aluno maior de 18 anos.

O método quantitativo trabalhou com o N de 174 fichas de inscrição e matrícula, separados em três grupos etário: 20 fichas para o grupo de 04 a 06 anos; 92 fichas do grupos de crianças e adolescentes de 07 a 14 anos; e 62 fichas para o grupo de jovens de 15 aos 24 anos.

O método qualitativo, a fim de gerar dados complementares, utilizou entrevistas, atendimentos sociofamiliares, pesquisas, observação do corpo discente e análise pela equipe de Serviço Social da organização.

.

Foram analisados os seguintes dados:
  • Sociofamiliar
    Situação habitacional e densidade demográfica

  • Socioeconômico
    Renda per capta; Fonte de renda; Cadastro Único; Programas sociais

  • Diversidade
    Gênero; Etnia/Raça; Deficiência/Tratamento

  • Território de residência
    Região Administrativa

  • Grau de Escolaridade

Clique aqui acessar o documento completo